Cobrança pelo uso da água. Quer reduzir esta conta?

As ações para a preservação e o consumo sustentável da água estão sendo implementadas a nível nacional e você não pode engavetar este assunto, pois o resultado prático disso é que pode ficar mais caro, ou pode ficar extremamente mais caro para o seu bolso.

Elaborado como um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, a cobrança pelo uso da água consiste da compensação financeira paga pelos usuários de água, com o intuito de garantir a quantidade e o regime estabelecidos para corpos d´água e bacias.

Possui três objetivos básicos, que são:

  • Reconhecer a água como bem econômico e dar uma indicação do seu real valor;
  • Incentivar a racionalização do seu uso;
  • Obter recursos para o financiamento dos programas e intervenções previstas nos Planos de Bacias;

Você sabe como que é estruturada esta cobrança?

A cobrança é efetuada embasada em três tipos de usos, que são: Captação, Consumo e Lançamento.

Cada uso possui um Preço Unitário Básico (ou PUBs) o qual varia de acordo com as deliberações dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Uma vez definido os preços praticados pela Bacia Hidrográfica que seu empreendimento está inserido, existe uma segunda tabela chamada de “Coeficientes Ponderadores – CP”, que classifica as características de sua captação e aplica fatores multiplicadores que podem diminuir ou aumentar o valor da cobrança de acordo com a natureza, classe do uso, disponibilidade hídrica, volume captado, entre outros temas.

Se não houver atenção aos volumes captados e volumes estabelecidos na sua outorga, estes fatores podem chegar a multiplicar 20 vezes (ou mais) o volume a ser cobrado pela captação de água.

Ratificarei mais uma vez. Se você não monitorar suas captações e não souber o que realmente consome, pode perder milhares de reais, pagando mais caro do que deveria!

Praticar a gestão dos recursos hídricos deixou de ser supérfluo e passou a ser uma necessidade para todos.

Não deixe isso para o mês que vem ou para o ano que vem, veja como podemos te ajudar hoje a economizar fazendo gestão. Solicite mais informações aqui.

Para se informar sobre este e outros assuntos, acesse nosso blog.

Para saber sobre as bacias hidrográficas de sua região, clique aqui.

Espero poder ajudar mais.

Eng Fernando Mancini de Oliveira

Tags